Motores 3 Cilindros de Mal a Pior
27/02/2023
0 Comentarios

Motores 3 Cilindros de Mal a Pior

Motores 3 Cilindros de mal a pior

Salve amigos do Pensou Carros Classificados Automotivos, Nosso post dos 3 piores motores 3 cilindros já fabricados atingiu um novo Recorde de 79 Mil Visitas em um único dia, então decidimos criar um post especifico falando dos motores 3 cilindros e explicar de uma forma clara e transparente o motivo no qual esses motores são tão problemáticos, esse post é extenso mas vale a pena você ler.

Não temos a intenção de prejudicar nenhuma marca, apenas lidar com fatos de proprietários insatisfeitos com veículos equipados com esses motores, se você possui um modelo citado aqui não se sinta ofendido, leve a informação como um aprendizado para que você possa cuidar melhor do seu carro e com isso evitar diversos problemas.

ka3c

Com as regras de emissões cada vez mais severas com as montadoras, as soluções para conseguir ser competitivo e ao mesmo tempo apresentar novas tecnologias além de se sair a frente do objetivo principal que é a emissão, consumo de combustível etc. Algumas coisas estão sendo sacrificadas uma delas é a durabilidade.

As montadoras estão com um grande problema nas mãos, e isso reflete diretamente no mercado de carros usados, e até mesmo dos novos, as pessoas estão atentas aos problemas que novos lançamentos de carros, exemplo: Onix pegar fogo.

Cada vez mais as pessoas estão se atentando a essas questões, e agora mais recente um grande numero de motores 3 cilindros está aparecendo nas retificas, e as noticias para o dono não são nada boas.

Algumas montadoras já tem um certo tempo de mercado com motores 3 cilindros como é o caso da KIA,Volkswagen, Hyundai, até o presente momento os motores mais evoluídos com toda certeza, e você pode observar que não costuma a dar problemas, isso é por conta da experiencia da montadora com esse tipo de motor.

Mas será mesmo que o motor precisa ser 3 cilindros para chegar ao mesmo resultado?.

As normas de Emissões, Consumo, Sim são fatores dominantes mas tem um fator que é o predominante chamado LUCRO!

E você deve saber que no Brasil as montadoras visam apenas isso, Lucro Acima de tudo e qualidade abaixo de todos.

Vamos ser claros, o que custa mais caro para fabricar?  

Um motor 1.0 8 V ou 16 v com 4 cilindros com, 4 bielas, 4 pistões, virabrequim maior, bloco com espaço para 4 cilindros, 4
velas de ignição 4 bobinas, um cabeçote em nosso exemplo 8v ou 16 v.

Ou um motor 1.0 12V, com 3 cilindros, 3 pistões, 3 bielas, virabrequim mais
curto, bloco menor, 3 velas de ignição, 3 bobinas, e por fim o cabeçote que no
caso é 12V sendo 4 por cilindro.

 

 

Sabendo que as dimensões de pistões são maiores do motor 3 cilindros em relação ao motor 4 cilindros, ainda sim é obvio que a produção desse motor em massa, é mais lucrativa, e por isso as montadoras não abrem mão da sua fabricação, e ainda vou além, os motores hoje em dia estão com componentes de extrema baixa
qualidade, onde prejudica diretamente na durabilidade do mesmo. Ou seja, além de lucrar mais, estão fazendo motores mais frágeis para durar menos.

Um motor 1.0 4 cilindros bem cuidado com as manutenções básicas em dia, em um uso comum, deve chegar a 200 a 250 mil KM até mais dependendo do
seu uso. E quanto você acha que um motor 1.0 3 cilindros têm de durabilidade em relação aos 4 cilindros?

 

Sim o numero de cilindros está atrelado a durabilidade, pois a carga está distribuída por 4 e não por 3, e isso aumenta a durabilidade.

Se não fosse assim, não teríamos retificas em todo brasil com tantos motores 3 cilindros com KM entre 60 a 120 mil km desmontados para fazer o serviço de retifica “ Quando da pra fazer”. 

Em nosso webstories dos 3 piores motores 3 cilindros já fabricados citamos apenas 3 exemplos, mas como você pode acompanhar em nosso texto, é questão de tempo para motores de outras marcas entrarem para essa lista, pois a durabilidade dos motores está cada vez mais curta.

Aquele ditado que diz, não compre no lançamento que pode dar problema.

Motores Fire Fly 1.0 e 1.3

  • Desgaste Kit corrente comando ocasionando na quebra de balancim e empenamento de valvula no modelo FireFly Aspirado 
  • Consumo elevado de óleo motor 1.0 Turbo
  • Problema na bomba de óleo
  • Problema trocador de calor
Fiat-Pulse-Drive-1.0-2023

Motores Renault 1.0

  • Desgaste comando de valvulas
  • Alta carbonização por blow by

Motores Hyundai 1.0

  • Vazamento do liquido arrefecimento pelo tubo inferior do motor.
    A falta de atenção ao baixo nivel do liquido de arrefecimento faz queimar a junta de cabeçote
  • Problema de identificação do combustivel utilizado, ocasionado em apagões e motor com pré detonação, mais comum nos primeiros modelos 2013.
hyundai-hb20

Motores Ford 1.0

  • Problemas de cabeçote por pré detonação devido ao combustivel 
  • Problemas de aquecimento ocasionando na queima da junta.
Ford-Ka-S-1.0-2019-Motor-Tudo-3

Motores Chevrolet 1.0 Turbo

  • Quebra do bloco do motor, foi feito um recall para correção do problema de incendio do Onix 1.0 Turbo, onde o ocasionava na quebra do bloco do motor, espalhando óleo quente na turbina ocasionando um incendio. 
  • Barulho na turbina
onix-2022

Conclusão

Como podemos perceber, a maioria dos defeitos relacionados aos motores de 3 cilindros está diretamente ligado a peças de má qualidade, e em alguns casos a falta da manutenção preventiva correta, fato é os defeitos listados são crônicos dos modelos, e é comum ver oficinas lotadas com esses modelos, mas isso não o torna um carro/marca ruim, todo e qual quer veiculo deve receber sua devida manutenção, o que chamamos a atenção é o fato de que os modelos listados estão apresentando problemas com km considerada baixa para tais tipos de defeitos.

Se você tem interesse de compra em algum modelo ou já tem um carro com esse tipo de motorização recomendamos verificar esses pontos listados para que você não tenha dor de cabeça e acabe em uma oficina.

 

Não altere óleo lubrificante, aditivos de arrefecimento do padrão de fábrica, faça o que o manual/fabricante orienta a fazer, assim se você tiver problemas pode recorrer a uma possível garantia, principalmente esses dois itens, óleo do motor e liquido de arrefecimento, já vimos no mercado modelos espedaçando correia dentada banhada a óleo por utilizar um óleo diferente do especificado e ai já era, além de corrosão prematura do sistema de arrefecimento por utilizar um aditivo diferente do especificado pelo fabricante.

 

É isso esperamos que tenha gostado desse post, inscreva-se em nosso Popup para receber mais noticias automotivas obrigado a todos.

3

Se gostou Compartilhe nas redes sociais.

Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Corolla Cross 2024

Corolla Cross 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
10/10/2023
Corolla Cross não traz mudanças para linha 2024 O Corolla Cross 2024 é um exemplo notável da evolução da Toyota...
Nova Ram Rampage

Nova Ram Rampage

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
25/09/2023
Nova Ram Rampage 2024 Seguimos com mais uma picape no seguimento Médio, falamos danova Ranger 2024 que você pode ver...
Nova Ranger 2024

Nova Ranger 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
24/09/2023
Nova Ranger 2024 A nova Ford Ranger, está se destacando seu novo design, tecnologia aprimorada e desempenho melhorado. Os designers...
Novo Sentra 2024

Novo Sentra 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
23/09/2023
Sentra 2024 agora mais luxoso Com cada vez menos sedans médios no mercado, a inovação por conta das montadoras fica...
Pensou Carros é a mais nova plataforma de Classificaods Automotivos da Web, Carros, Pickups e Utilitarios você encontra aqui Anúncie Gratis! Disponivel em todo Brasil, Temos um Blog atualizado todos os dias com noticias automotivas, cadastre-se e receba notificações diarias.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados Pensou Carros..

Siga-nos nas redes Sociais e fique atualizado!