O Peugeot 208, sucessor do 207 veio para ficar, certamente o modelo mais vendido da marca e vem conquistando cada vez mais credibilidade, a final de contas é um Peugeot, e a marca não tem boa reputação por aqui, pelo menos não tinha.
A verdade é que os motores PSA 1.6 e 2.0 são bem robustos principalmente a versão 1.6, é um motor de concepção antiga, mas que prove alta durabilidade e confiabilidade nos carros equipados.
A marca não teve um passado tão glorioso por aqui, mas essa política já vem sendo mudada tem um tempo, e isso vem fazendo a Peugeot aparecer nos holofotes, cada vez mais…
Derivado do TU5JP4 o EC5JP4, é na pratica o mesmo motor, com diferenças nos comandos que recebem variação, bobinas individuais e outras coisitas.
Esse motor como mencionamos oferece baixa manutenção além de baixo custo de peças de reposição, e equipou diversos modelos da linha PSA, 206/207/307/ entre outros modelos da linha Citroen também.
Em 2020 a Peugeot traz para o Brasil o mesmo design do modelo Europeu, e com ele muitas novidades, além claro do design que ficou muito atraente.
Bem mais equipado que a concorrência e no preço menor, ele fez sucesso por aqui, mas me lembro bem dos seus relançamentos por aqui onde os jornalistas criticaram a marca por não trazer as versões Turbo, a final o antigo 208 GT vinha equipado com Turbo “THP” 1.6, porem a linha GT passa a ser 100% elétrica na Europa, e com isso a linha GT não veio para o Brasil devido ao seu alto custo.
A resposta para a pergunta dos jornalistas é simples, durabilidade, confiabilidade, a marca já vinha adotando a postura de vender carros para segundo e terceiro donos, e equipa motores turbo em um modelo que é pra ser popular talvez não seria uma boa escolha.
Além de disso o Grupo PSA já passaria a ser Stellantis e mudanças iriam ocorrer em todo o grupo ao longo do ano.
Por que trocar toda confiabilidade do já consagrado motor aspirado por uma versão turbo?
Essa certamente era a pergunta que a marca se fez em 2020 no lançamento do novo 208, a proposta era oferecer um modelo mais equipado e mais barato que seus concorrentes, e colocar um motor turbo naquela altura certamente iria encarecer o produto final, além de deixar em duvida o consumidor com a questão da durabilidade.
E isso demorou de 2020 a 2023 o Peugeot 208 andou por aqui somente no motor 1.0 e 1.6 16v, aspiradinho mesmo, e foi ganhando mercado.
Agora com o grupo Stellantis unificando as marcas, o motor 1.0 turbo vem emprestado
Do Pulse, Argo, Strada e chega no Peugeot.
O motor 1.0 vem com 130 CV e 20,4 KGFm de torque, isso o torna o segundo mais rápido entre seus concorrentes, Polo, Onix, HB20, e Honda City Hatch.
O motor 1.0 3 Cilindros de 130 CV e 20,4 KGFM, vem acoplado sempre a um cambio do tipo CVT e equipa as versões Allure, Style e Griffe.
As versões básica Like, e Style, ainda tem o motor mais fraco da linha, 1.0 3 Cilindros de 75 CV e 10,7 KGFM, sempre com cambio manual de cinco velocidades, a versão Style tem opcional do motor Turbo.
Já as versões intermediaria, Active e Roadtrip ainda são equipadas com motor EC5JP4 1.6 16v de 120 CV e 15 KGFM, com cambio automático Aisin, de 6 velocidades.
Parte intenra não recebeu mudanças, são os mesmos arremates, mas o detalhe é que o modelo já vem com acabamento superior aos concorrentes nos materiais.
Teto Solar panoramico, de serie na a partir da versão Style.
Porta malas todo revestido com 311 L de capacidade.
208 2024 oferece agora 3 motorizações.
Observando que a versão Style se repete, sendo Style e Style Turbo.
Como o 208 oferece 3 motores ele também oferece 3 cambios
1 Cambio manual de 5 velocidades
2 Cambio Automatico conversor de torque de 6 velocidades Aisin
3 Cambio CVT.
Vamos dividir em 3 motores
Motorização 1.0 Aspirado
Ar condicionado Digital
Central Multimidia 10,3 Wireless
Direção Elétrica
DRL em LED “Opcional”
Retrovisores elétricos
Freios ABS
Controle de tração
Rodas com calotas
Alerta de colisão, que dá avisos como alertas visuais e sonoros
Alerta e correção de mudança de faixa, com uma câmera no para-brisa
Frenagem de emergência
Quatro airbags
Trava Elétrica
Vidros elétricos dianteiros
Auxilio de partida em rampa
Cambio manual 5 Velocidades
Isofix
Calotas pretas
Vidros elétricos nas 4 portas
DRL dente de sabre
Maçanetas na cor do veiculo
Teto solar Panoramico
Carregamento sem fio
Camera 180
Sensor de estacionamento
Motor 1.6 16V
Roda de Liga leve aro 16
Piloto Automatico
Cambio Automatico 6 Velocidades
Motor 1.0 Turbo
Cambio CVT
Rodas Bronx 17″
Start Stop
Auxiliar de Farol Alto
Farol Full LED
O modelo oferece bons itens de segurança porem recebeu avaliação de 4 estrelas do Latin Ncap, por tanto vou deixar somente os itens voltados a segurança, que equipa o modelo.
Equipado com uma central multimidia de 10,3 polegadas, com uma ótima resolução e um design “flutuante no painel” compatível com android car auto e apple car play.
Espelhamento sem fio.
Na categoria de Hatch de entrada certamente o 208 oferece mais que os concorrentes, certamente você deve fazer um teste drive para avaliar você mesmo o que o modelo pode te proporcionar, em relação a manutenção, os modelos com motor turbo não são nenhuma novidade, já equipava outros modelos da Fiat, e já estão com seus problemas cronicos sanados.
Quer dar uma olhada em 5 SUV até 265 MIl? Click Aqui
Vejá também as 3 maiores picapes do Brasil Aqui.
Confira sobre o Jeep Compass e os problemas Judiciais Aqui.
E a versão de Despedida do Gol ?
Agradecemos a sua atenção.
Inscreva-se na Pagina Pensou Carros no Facebook e fique atualizado, com noticias automotivas todos os dias.
Se gostou Compartilhe nas redes sociais.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Publicidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.