Aprenda na pratica como funciona o novo processo de transferência de veículos, em todo território nacional, passo a passo.
O processo “antigo” era feito através do Recibo de Compra e venda do veiculo “verdinho”, com a padronização do sistema digital, o serviço de transferência fica diferente, porem se você ainda não possui CRLV digital, lembre-se de guardar o recibo de compra e venda, caso contrário terá que emitir uma nova guia e pode custa até 400 reais, e o prazo de até 30 dias dependendo do estado onde você mora.
Para quem já possui o CRLV digital, o processo exige documentação básica, CNH, Comprovante de Endereço, e auxílio de um Despachante.
Os veículos com documentação digital, não possui mais o “verdinho” recibo de compra e venda, os novos documentos agora digitais, são impressos através do sistema do despachante em uma folha A4 comum, onde o proprietário assina os requisitos como no antigo recibo de compra e venda.
Após assinar a documentação, é só ir em um cartório reconhecer firma, e a transferência está concluída.
Lembrando que você só deve emitir a guia de recibo de transferência no despachante quando o negócio estiver fechado, caso contrário não poderá emitir outra guia e devera pagar para criar um novo documento, por tanto fique atento a essa questão para não ficar na mão e ainda ter que pagar uma nova guia, pois o despachante, já imprime o recibo preenchido com as informações do proprietário anterior e do novo proprietário onde ambos irão reconhecer firma em um cartório, alias o processo do cartório continua o mesmo.
Então vamos ao Processo passo a passo.
Primeiro Passo
Vendedor e Comprador fazem acordo de compra e venda, Nesta etapa o negócio entre você e o comprador está feito, após discutirem questão de preço da negociação etc, e o comprador der certeza que vai ficar com o veiculo, devera ir até o despachante de sua preferencia e solicitar a guia de recibo de compra e venda preenchida em nome do novo proprietário, lembrando de ambos levarem com sigo as documentações básicas CNH, comprovante de Endereço.
Segundo Passo
Nesta etapa, recomendamos que o vendedor solicite ao comprador o deposito ou transferência do valor da compra do veículo, pois o processo de transferência dependendo o tipo de transferência pode levar até horas, então é importante que o vendedor só assine a transferência em cartório quando dinheiro estiver em sua conta pessoa física, ou jurídica de sua propriedade.
Terceiro Passo
Após solicitar o recibo em um despachante já preenchido pelo mesmo, e também receber o pagamento do comprador, Você e o comprador devem se dirigir até o cartório de sua preferência, e reconhecer firma, recomendamos também que faça a emissão do Comunicado de Venda, emitido pelo próprio cartório, e custa em média R$ 20,00 e desta forma vendedor do veiculo em questão, fica imune a processos de multas ou questões de responsabilidade do veículo, que passa ser total responsabilidade do comprador.
Bem, por hora é isso, o processo ainda é o mesmo a diferença, é que o recibo de compra e venda, vai deixar de existir em alguns anos, e fica de responsabilidade de um despachante, lembrando de só solicitar a emissão do recibo quando o negocio estiver fechado entre vendedor e comprador, para não gerar transtornos.
Se gostou Compartilhe nas redes sociais.
Publicidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.