Outubro 2022
Se você é como a maioria das pessoas do “mundo verde”, provavelmente pensa que os carros elétricos são o futuro do transporte sustentável. Afinal eles não emitem poluentes e funcionam com energia renovável, certo? Mas será que é mesmo assim? Vamos dar uma olhada no que os carros elétricos realmente são.
O carro elétrico foi inventado no século dezenove. a partir de 1828, O engenheiro, físico e também sacerdote Anyos István Jedlik criou o primeiro modelo de um carro elétrico. Porém, o título do primeiro carro elétrico é do americano Thomas Davenport. Ele desenvolveu uma pequena locomotiva movida por dois imãs aproximadamente em 1834-1835. Ainda não era o carro elétrico exatamente, mas serviu para ajudar a desenvolver o bonde elétrico.
Em 1900, os carros elétricos representavam cerca de um terço do total dos carros dos Estados Unidos. Eles eram mais silenciosos e mais fáceis de operar, porém, o seu maior problema permanece depois de um século: a baixa capacidade de carga da bateria, problema esse que atormenta a vida do carro elétrico até os dias de hoje embora nossas tecnologias de hoje permitem que carros elétricos rodam até 400 Km sem recarregar, o tempo de recarga é o que realmente impacta na hora de ter um carro elétrico
Aproximadamente em 1920 o carro elétrico já estava extinto dando lugar ao carro a combustão Os motivos da extinção são vários, Baixa autonomia, tempo de recarga das baterias, durabilidade das baterias, problemas esses que permanecem até os dias de hoje 110 anos depois. o carro elétrico nasceu e morreu 3 vezes ao longo da história automotiva do mundo, Em 2022 estamos revendo a mesma história do passado, com governos exigindo o fim do carro a combustão e redução de poluentes.
A hipocrisia reina no mundo dos carros elétricos, falando apenas da mineração do lítio, não estou falando das usinas Termoelétricas que queimam carvão, ou Diesel para gerar energia elétrica, para o simpatizante do Green Peace plugar o seu carrinho na tomada é achar que é a solução para o meio ambiente, mas não percebe que a energia que chega até o carro veio de uma termoelétrica, e que a bateria que armazena a energia foi queimado milhares de litros de diesel para que ela exista.
Outro fator importante para o não sucesso do carro elétrico é o custo, atualmente carros elétricos estão custando quase duas vezes mais que o carro a combustão, obviamente sabemos que a medida que o carro elétrico se torna popular temos a tendência de reduzir os preços, Mas enquanto isso não acontece, as pessoas vão ter que pagar quase dois carros para ter um elétrico.
Quando necessário utiliza gasolina/etanol para carregar a bateria, e em circuitos mais urbanos ele utiliza somente o motor elétrico fazendo uma grande diferença na relação emissão de poluentes. E por hora é o que temos de melhor e mais acessivel mesmo custando mais caro que um carro somente a combustão.