A história do Gol, nasce em 15 de maio de 1980, a Volkswagen tinha a ideia de substituir o fusca que era líder de venda no seguimento. “Só esqueceram de tirar o motor a AR do veio fusca” conhecido pelos entusiastas era chamado de gol chaleira ou Gol BX.

1980

Em 1984 ele recebe um pequenas mudanças em sua frente e traseira, pequenas mudanças para dar uma renovada na cara do golzinho agora com 5 anos de vida, e crescendo cada vez mais no mercado Brasileiro.

1984

O desenvolvimento e lançamento do Gol GT 1.8  em 1984, não foi tão simples como parece, havia uma briga da filial Volkswagen Brasil, com a matriz alemã, para obter a autorização do desenvolvimento e produção do esportivo compacto, demorou saiu das pranchetas e foi para linha de produção, o resultado? Um bólido nacional com uma pegada esportiva. Agora com motor Ap 1800, um ótimo torque em baixas rotações, ele criava o seu legado e vira uma lenda.

Em 1987 o gol recebe nova cara, nova traseira, e versões ainda mais legais que estariam por vir nos anos seguintes mas vamos começar com o bólido GTS.

1987

Em 1989 surge o bolido, a Volkswagen introduzia no mercado o Gol GTI, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. Seu motor AP-2000 era um 2.0 com 120 cavalos, que dava ao esportivo um desempenho muito bom.

1989