Gol Last Edition e seu fim de produção.

Gol Last Edition e seu fim de produção.

VW-Gol-Last-Edition-13-1140x720

E lá se vai o Gol...

Pois é, chegamos ao fim de carreira do nosso amado e querido gol “Querido por alguns, odiado por outros”.

Embora o gol cumpria o seu papel, algumas versões deram um pouco de dor de cabeça para seus donos, vamos falar delas aqui, acompanhe.....

1980

A história do Gol, nasce em 15 de maio de 1980, a Volkswagen tinha a ideia de substituir o fusca que era líder de venda no seguimento.

“Só esqueceram de tirar o motor a AR do veio fusca” conhecido pelos entusiastas era chamado de gol chaleira ou Gol BX.

Suas formas quadradas criaram uma identidade única para o Gol, de uma certa forma era uma novidade para o seguimento aqui no Brasil.

O Gol foi criado especificamente para o mercado Brasileiro, mas foi exportado para américa latina, e seu irmãozinho Voyage foi para o mercado americano com o nome de Fox.

  • Ele vinha equipado com motor 1.3 arrefecido a ar herdado do fusca como mencionamos,  com 42 CV.
  • Um ano depois ele recebia o motor 1.6 também do fusca.

1984

Em 1984 ele recebe um pequenas mudanças em sua frente e traseira, pequenas mudanças para dar uma renovada na cara do golzinho agora com 5 anos de vida, e crescendo cada vez mais no mercado Brasileiro.

Gol GT 1.8 1984 lançamento da versão legal do compacto da VW

O desenvolvimento e lançamento do Gol GT 1.8  em 1984, não foi tão simples como parece, havia uma briga da filial Volkswagen Brasil, com a matriz alemã, para obter a autorização do desenvolvimento e produção do esportivo compacto, demorou saiu das pranchetas e foi para linha de produção, o resultado? Um bólido nacional com uma pegada esportiva.

Agora com motor Ap 1800, um ótimo torque em baixas rotações, ele criava o seu legado e vira uma lenda.

  • Esse esportivo recebia um motor 1.8 com 99 cavalos e um câmbio manual de quatro marchas.

1987

Em 1987 o gol recebe nova cara, nova traseira, e versões ainda mais legais que estariam por vir nos anos seguintes mas vamos começar com o bólido GTS.

Neste, o novo visual exterior chegou com renomeação de todas as versões, em especial a GT, que passou a ser designada como Gol GTS. Foi assim que o Gol GTS nasceu em 1987, ganhando novidades em estilo e conteúdo, mas mantendo a mesma mecânica. E como era este esportivo emblemático dos anos 80?

 Gol GTS tinha mostradores analógicos bem distribuídos e de cor amarela, incluindo entre os itens, conta-giros, voltímetro e manômetro do óleo, além de nível de combustível e temperatura da água. Junto com ele, agora havia o volante de “quatro bolas” do Santana GLS (ex-CD).

  • Esse esportivo recebia um motor 1.8 com 99 cavalos e um câmbio manual de cinco marchas.

1989

Em 1989 surge o bolido, a Volkswagen introduzia no mercado o Gol GTI, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. Seu motor AP-2000 era um 2.0 com 120 cavalos, que dava ao esportivo um desempenho muito bom.

 

Agora com motor Ap 2000
Injetado, com injeção projetada da bosch e 120 CV ele era imbatível contra os
concorrentes, Bons tempos de carros nacionais……..

 

Além de oferecer Ar condicionado como opcional algo inédito na linha Gol, vidros elétricos, retrovisores e mais para frente a direção hidráulica, sendo assim o gol mais completo de todos os tempos “em 1989”.

1991

Em 1991 ele recebe mais mudanças em sua frente, e um pacote maior de opcionais.

Além de novas rodas, as clássicas BBS, e Orbital, rodas essas que registravam pela terceira vez sua marca na história automobilística brasileira.

Não sei ao certo em qual ano saiu as BBS, mas acho que é 1993 kkk.

1995

Em 1995 o gol muda, e agora é pra valer, de quadrado para redondo, como ficou popularmente conhecido como Gol Bolinha, totalmente reestilizado, e nada igual.

Diversas versões, CL,GL,Atlanta,TSI, GTI

Muitas motorizações, mas a missão do gol ainda era de ser o carro popular brasileiro, e continuava vendendo igual agua no deserto.

 

Na versão GTI o Gol ainda vinha equipado com motor 2.0 EFI, o mesmo lá de 1989, o grande trunfo era sua nova carroceria, e interna novas.

A nova interna do gol trazia melhor acabamento, menos lata aparente, e mais plásticos, novo painel de instrumentos, e a versão GTI com interior bicolor que acompanhava a cor externa.

Um show a parte.

1998

Em 1998 o gol recebe 4 portas, uma grande mudança para a carroceria dele, passava a ser tendencia dos brasileiros que só gostavam de carros de 2 portas, agora queriam um carro de quatro portas, melhorando no conforto no sentido de não ter que sair do carro para os passageiros traseiros sair.

 

O GTI ainda segue firme e forte, ainda com a versão de duas e quatro portas, porem a volks depois de leva pau de uno turbo e kadette gsi coloca um novo motor, o famoso 2.0 16 V, uma mistura, cabeçote de audi, bloco de AP, ele tinha uma boa potencia para época, passava dos 120CV do AP 2.0 aspirado para 143 CV com o 2.0 16 V aspirado.

Lembrando que o GTI 4 portas aparece somente em 1999, mas o gol já tinha outras versões 4 portas em versões de entrada, já que GTI era a topo de linha.

A clássica bolha no capo não era mero enfeite, e sim para acomodar o cabeçote 16V, uma adequação técnica que criava pela quarta vez o seu legado, um MITO.

 

A versão bolinha, foi comercializada até o ano de 2003, ele conviveu com a terceira geração do gol que vamos falar mais a frente, pois o Gol G3 era bem mais caro, e estava perdendo a reputação de carro barato, e isso fez a Volkswagen fazer uma salada.

 

 

O GTI bolinha só iria até 1999, e sua versão rara de 4 portas acabaria, dando lugar ao Gol G3.

2000

Os anos 2000 trariam mais novidades ao gol, e grandes mudanças tanto internas como externas, além de novos motores, alias motores esses que foram polêmicos, como o 1.0 16V, que deu um pouco de dor de cabeça para alguns donos.

Embora os brasileiros tinha preferencia nas versões de 4 portas, as versões de duas ainda eram bem vendidas, principalmente para frotistas, a o tal barateamento do gol, viria nas versões mais básicas, oferecendo menos opcionais, e motores mais fracos.

 

 

Certamente os apaixonados por carros, não tem como discordar que esse é o painel mais bonito de todos os tempos do GOL.

GTI G3 é relativamente raro, ele vinha equipado ainda com o 2.0 16V agora com 153 CV, ele perdeu a bolha no capo, pois, a nova versão do gol tinha um desenho com relevo, ele é um baita sleeper “termo dado para carro com alta potência, mas aparecia de inocente.”

 

O Ultimo revoltado GTI G3 foi vendido somente na carroceria 4 portas, é uma pena que não houve a versão de duas portas, mas já nos contentávamos com o de 4 portas mesmo….

Além de um grande pacote de itens de série, como freios a disco nas 4 “ coisa rara” ABS, Airbag duplo, e um computador de bordo mais completo.

 

Assim nos despedimos do GOL esportivo, e de agora em diante não veremos mais a versão GTI.

2003

Em 2003 poucas mudanças, um novos para-choques dianteiros e traseiros, e algumas rodas diferentes, teve também motores novos, como 1.0 Turbo.

Como mencionei GTI nunca mais, e para reviver o seu esportivo ainda com economia de combustível a versão turbo era legal, massssss

E Sim, o MASSSSS com muitos SSSSSSS

Esse motor tinha alguns problemas crônicos, problemas esses que nunca foram resolvidos pela Volkswagen, o motor 1.0 16 V aspirado já tinha um problema crônico de falta de lubrificação em seu cabeçote, já a versão turbo, a polia variável da admissão quebrava.

E com isso o GOL perde a fama de carro inquebrável, popular brasileiro.

Obviamente tenho que deixar uma menção para os mecânicos da época que não tinha ferramentas e nem conhecimento para mexer nesses motores, que era muito modernos para época, mas mesmo assim, era uma bosta.

 

Devo mencionar que sou um apaixonado pela marca, mas quando o produto é ruim vou falar que é ruim, os motores EA111 ajudaram ainda mais a enterrar o GOL, de carro mais vendido do Brasil passou a fica em terceiro lugar.

2006

Em 2005 o G3 sai de linha dando lugar ao GOL de plástico, ops Gol G4

Subestimando os Brasileiros querendo manter a mesmice de sempre a Volkswagen traz nova frente, traseira, e interna ao gol, porem o acabamento péssimo de plástico de má qualidade não fizeram bem a imagem já chamuscada do gol.

 

O Gol G4 ficou de 2006 a 2014, junto da parati.

 

Em 2012, foram vendidas aproximadamente 293.310 unidades do modelo, entre todos os modelos produzidos pela Volkswagen, o Gol está entre os 7 mais vendidos.

Em 2008 surge o Gol G5, ai você pensa, bom eles devem ter aprendido com o erro dos motores ruins, acabamento fraco e ai……..

O G4 ficou até 2014 dividindo espaço com a sua quinta geração.

2008

De 2008 a 2012 apesar do novo design, nova interna, não agradou os Brasileiros, e como eu disse, quando achávamos que eles iriam trazer um carro bonito e mais recheado, veio esse mico, apesar do G5 top de linha não ser tão horrível, ele não vendeu bem, e em 2013 a Volkswagen traz a sexta geração do GOL, agora sim com melhor acabamento e um design digno.

 

Uma grande mudança para esse modelo é o motor que deixa de ser longitudinal para fica na transversal.

2013

Parece que ela aprendeu então…

O gol recebe uma nova cara, novos faróis, nova frente nova tudo, os motores ainda são os mesmos, 1.0 e 1.6, estreando também motores 1.0 3 cilindros.

Esse depois de muito tempo é o design do gol que mais me agrada, a interna do carro ficou bem mais acabada, com novo volante etc.

 

O painel em si, não mudou mas o novo volante e os novos mostradores deixaram muito melhor a interna do golzinho, que volta aos seus dias de gloria, quer dizer, nem tanta gloria assim, depois de motores ruins, designs ruins, o gol já não lidera mais no ranking faz um bom tempo, e também com a concorrência cada vez mais forte fica difícil competir, mas ainda acredito que os erros foram o que afundaram o gol.

2017 até 2022

E estamos chegando ao fim…

Após apanhar muito, e perde espaço para Sandero, Onix, Fiesta, e até mesmo Peugeot, o gol cai em numero de vendas, e está sua oitava geração e 40 anos depois ele vai chegando ao fim.

O mercado brasileiro vem adotando cada vez mais SUV como carro do dia a dia.

Depois de ser o carro mais vendido do Brasil, ele deixa seu legado de amor e ódio, como mencionei no titulo do blog, amado por muitos e odiado por alguns.

A verdade é que o Brasileiro vem buscando cada vez mais carros melhores, e o Gol passou por todas essas mudanças, mas chega uma hora que não tem mais o que fazer.

Ele recebeu até câmbio automático algo inédito na linha GOL/Voyage. bons itens de série, acabamento Ok.

 

Para encerrar sua vida a Volkswagen fez o gol Last Edition assim como fez da Kombi, com 1000 unidades produzidas, e numeradas.

349 unidades para o mercado latino americano e o restante para o Brasil, sendo que a unidade numero 1000 fica guardada zero Km na coleção da Volkswagen.

 

Lembrando que o mercado está mudando e já tem um tempo, não apenas o GOL que perde espaço, mas tem outros modelos que se foram, com o gosto dos brasileiros para SUV os hatchs de entrada vão saindo de linha.

 

A estratégia da Volkswagen é agora o POLO que ficou ofuscado pelo Gol e vai passar a substituir o GOL, e já tem uma versão pelada dele com o mesmo preço do golzinho.

 

Confesso que fico triste de ver um carro que eu praticamente cresci dentro sair de linha, embora tenha muita cagada da fabricante envolvida sabemos que o seu legado ficara para sempre.

 

Ao menos temos uma versão de despedida dele, uma espécie de tributo ao carro que marcou uma geração, de 1980 a 2022.

 

E ficamos por aqui, esse é nosso tributo ao GOL, que ficara para sempre nos corações de todos os entusiastas de carros.

Se você gostou compartilhe com seus amigos.

Agradecemos a todos pela leitura de nosso post.

Se gostou Compartilhe nas redes sociais.

Comentario

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Recent Posts

Publicidade

 

Compartilhe nas redes sociais.

Pensou Carros News!

Pensou carros
Editor do Blog
Fastback Abarth 2024

Fastback Abarth 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
01/11/2023
Fiat Fastback Abarth 2024 Conheça o Coupe esportivo Familiar da Fiat A pergunta que não quer calar, o Fastback agora...
Amarok 2024

Amarok 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
20/10/2023
Amarok 2024 Amarok 2024 Mais uma das picapes do seguimento médio para nosso blog, hoje vamos falar da polemica, ou...
Nova Nissan Frontier 2024

Nova Nissan Frontier 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
19/10/2023
Nova Nissan Frontier 2024 Nissan Frontier 2024 As picapes do seguimento médio vêm sofrendo um pouco na revenda de zero...
Tiguan R-Line 2024

Tiguan R-Line 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
15/10/2023
Nova Tiguan 2024 Não esta confirmado todos os itens de serie que ela vai receber chegando por aqui, certamente vai...
Pensou Carros é a mais nova plataforma de Classificaods Automotivos da Web, Carros, Pickups e Utilitarios você encontra aqui Anúncie Gratis! Disponivel em todo Brasil, Temos um Blog atualizado todos os dias com noticias automotivas, cadastre-se e receba notificações diarias.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados Pensou Carros..

Siga-nos nas redes Sociais e fique atualizado!