Gol Last Edition e seu fim de produção.

Gol Last Edition e seu fim de produção.

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E lá se vai o Gol...

Pois é, chegamos ao fim de carreira do nosso amado e querido gol “Querido por alguns, odiado por outros”.

Embora o gol cumpria o seu papel, algumas versões deram um pouco de dor de cabeça para seus donos, vamos falar delas aqui, acompanhe.....

1980

A história do Gol, nasce em 15 de maio de 1980, a Volkswagen tinha a ideia de substituir o fusca que era líder de venda no seguimento.

“Só esqueceram de tirar o motor a AR do veio fusca” conhecido pelos entusiastas era chamado de gol chaleira ou Gol BX.

Suas formas quadradas criaram uma identidade única para o Gol, de uma certa forma era uma novidade para o seguimento aqui no Brasil.

O Gol foi criado especificamente para o mercado Brasileiro, mas foi exportado para américa latina, e seu irmãozinho Voyage foi para o mercado americano com o nome de Fox.

  • Ele vinha equipado com motor 1.3 arrefecido a ar herdado do fusca como mencionamos,  com 42 CV.
  • Um ano depois ele recebia o motor 1.6 também do fusca.

1984

Em 1984 ele recebe um pequenas mudanças em sua frente e traseira, pequenas mudanças para dar uma renovada na cara do golzinho agora com 5 anos de vida, e crescendo cada vez mais no mercado Brasileiro.

Gol GT 1.8 1984 lançamento da versão legal do compacto da VW

O desenvolvimento e lançamento do Gol GT 1.8  em 1984, não foi tão simples como parece, havia uma briga da filial Volkswagen Brasil, com a matriz alemã, para obter a autorização do desenvolvimento e produção do esportivo compacto, demorou saiu das pranchetas e foi para linha de produção, o resultado? Um bólido nacional com uma pegada esportiva.

Agora com motor Ap 1800, um ótimo torque em baixas rotações, ele criava o seu legado e vira uma lenda.

  • Esse esportivo recebia um motor 1.8 com 99 cavalos e um câmbio manual de quatro marchas.

1987

Em 1987 o gol recebe nova cara, nova traseira, e versões ainda mais legais que estariam por vir nos anos seguintes mas vamos começar com o bólido GTS.

Neste, o novo visual exterior chegou com renomeação de todas as versões, em especial a GT, que passou a ser designada como Gol GTS. Foi assim que o Gol GTS nasceu em 1987, ganhando novidades em estilo e conteúdo, mas mantendo a mesma mecânica. E como era este esportivo emblemático dos anos 80?

 Gol GTS tinha mostradores analógicos bem distribuídos e de cor amarela, incluindo entre os itens, conta-giros, voltímetro e manômetro do óleo, além de nível de combustível e temperatura da água. Junto com ele, agora havia o volante de “quatro bolas” do Santana GLS (ex-CD).

  • Esse esportivo recebia um motor 1.8 com 99 cavalos e um câmbio manual de cinco marchas.

1989

Em 1989 surge o bolido, a Volkswagen introduzia no mercado o Gol GTI, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. Seu motor AP-2000 era um 2.0 com 120 cavalos, que dava ao esportivo um desempenho muito bom.

 

Agora com motor Ap 2000
Injetado, com injeção projetada da bosch e 120 CV ele era imbatível contra os
concorrentes, Bons tempos de carros nacionais……..

 

Além de oferecer Ar condicionado como opcional algo inédito na linha Gol, vidros elétricos, retrovisores e mais para frente a direção hidráulica, sendo assim o gol mais completo de todos os tempos “em 1989”.

1991

Em 1991 ele recebe mais mudanças em sua frente, e um pacote maior de opcionais.

Além de novas rodas, as clássicas BBS, e Orbital, rodas essas que registravam pela terceira vez sua marca na história automobilística brasileira.

Não sei ao certo em qual ano saiu as BBS, mas acho que é 1993 kkk.

1995

Em 1995 o gol muda, e agora é pra valer, de quadrado para redondo, como ficou popularmente conhecido como Gol Bolinha, totalmente reestilizado, e nada igual.

Diversas versões, CL,GL,Atlanta,TSI, GTI

Muitas motorizações, mas a missão do gol ainda era de ser o carro popular brasileiro, e continuava vendendo igual agua no deserto.

 

Na versão GTI o Gol ainda vinha equipado com motor 2.0 EFI, o mesmo lá de 1989, o grande trunfo era sua nova carroceria, e interna novas.

A nova interna do gol trazia melhor acabamento, menos lata aparente, e mais plásticos, novo painel de instrumentos, e a versão GTI com interior bicolor que acompanhava a cor externa.

Um show a parte.

1998

Em 1998 o gol recebe 4 portas, uma grande mudança para a carroceria dele, passava a ser tendencia dos brasileiros que só gostavam de carros de 2 portas, agora queriam um carro de quatro portas, melhorando no conforto no sentido de não ter que sair do carro para os passageiros traseiros sair.

 

O GTI ainda segue firme e forte, ainda com a versão de duas e quatro portas, porem a volks depois de leva pau de uno turbo e kadette gsi coloca um novo motor, o famoso 2.0 16 V, uma mistura, cabeçote de audi, bloco de AP, ele tinha uma boa potencia para época, passava dos 120CV do AP 2.0 aspirado para 143 CV com o 2.0 16 V aspirado.

Lembrando que o GTI 4 portas aparece somente em 1999, mas o gol já tinha outras versões 4 portas em versões de entrada, já que GTI era a topo de linha.

A clássica bolha no capo não era mero enfeite, e sim para acomodar o cabeçote 16V, uma adequação técnica que criava pela quarta vez o seu legado, um MITO.

 

A versão bolinha, foi comercializada até o ano de 2003, ele conviveu com a terceira geração do gol que vamos falar mais a frente, pois o Gol G3 era bem mais caro, e estava perdendo a reputação de carro barato, e isso fez a Volkswagen fazer uma salada.

 

 

O GTI bolinha só iria até 1999, e sua versão rara de 4 portas acabaria, dando lugar ao Gol G3.

2000

Os anos 2000 trariam mais novidades ao gol, e grandes mudanças tanto internas como externas, além de novos motores, alias motores esses que foram polêmicos, como o 1.0 16V, que deu um pouco de dor de cabeça para alguns donos.

Embora os brasileiros tinha preferencia nas versões de 4 portas, as versões de duas ainda eram bem vendidas, principalmente para frotistas, a o tal barateamento do gol, viria nas versões mais básicas, oferecendo menos opcionais, e motores mais fracos.

 

 

Certamente os apaixonados por carros, não tem como discordar que esse é o painel mais bonito de todos os tempos do GOL.

GTI G3 é relativamente raro, ele vinha equipado ainda com o 2.0 16V agora com 153 CV, ele perdeu a bolha no capo, pois, a nova versão do gol tinha um desenho com relevo, ele é um baita sleeper “termo dado para carro com alta potência, mas aparecia de inocente.”

 

O Ultimo revoltado GTI G3 foi vendido somente na carroceria 4 portas, é uma pena que não houve a versão de duas portas, mas já nos contentávamos com o de 4 portas mesmo….

Além de um grande pacote de itens de série, como freios a disco nas 4 “ coisa rara” ABS, Airbag duplo, e um computador de bordo mais completo.

 

Assim nos despedimos do GOL esportivo, e de agora em diante não veremos mais a versão GTI.

2003

Em 2003 poucas mudanças, um novos para-choques dianteiros e traseiros, e algumas rodas diferentes, teve também motores novos, como 1.0 Turbo.

Como mencionei GTI nunca mais, e para reviver o seu esportivo ainda com economia de combustível a versão turbo era legal, massssss

E Sim, o MASSSSS com muitos SSSSSSS

Esse motor tinha alguns problemas crônicos, problemas esses que nunca foram resolvidos pela Volkswagen, o motor 1.0 16 V aspirado já tinha um problema crônico de falta de lubrificação em seu cabeçote, já a versão turbo, a polia variável da admissão quebrava.

E com isso o GOL perde a fama de carro inquebrável, popular brasileiro.

Obviamente tenho que deixar uma menção para os mecânicos da época que não tinha ferramentas e nem conhecimento para mexer nesses motores, que era muito modernos para época, mas mesmo assim, era uma bosta.

 

Devo mencionar que sou um apaixonado pela marca, mas quando o produto é ruim vou falar que é ruim, os motores EA111 ajudaram ainda mais a enterrar o GOL, de carro mais vendido do Brasil passou a fica em terceiro lugar.

2006

Em 2005 o G3 sai de linha dando lugar ao GOL de plástico, ops Gol G4

Subestimando os Brasileiros querendo manter a mesmice de sempre a Volkswagen traz nova frente, traseira, e interna ao gol, porem o acabamento péssimo de plástico de má qualidade não fizeram bem a imagem já chamuscada do gol.

 

O Gol G4 ficou de 2006 a 2014, junto da parati.

 

Em 2012, foram vendidas aproximadamente 293.310 unidades do modelo, entre todos os modelos produzidos pela Volkswagen, o Gol está entre os 7 mais vendidos.

Em 2008 surge o Gol G5, ai você pensa, bom eles devem ter aprendido com o erro dos motores ruins, acabamento fraco e ai……..

O G4 ficou até 2014 dividindo espaço com a sua quinta geração.

2008

De 2008 a 2012 apesar do novo design, nova interna, não agradou os Brasileiros, e como eu disse, quando achávamos que eles iriam trazer um carro bonito e mais recheado, veio esse mico, apesar do G5 top de linha não ser tão horrível, ele não vendeu bem, e em 2013 a Volkswagen traz a sexta geração do GOL, agora sim com melhor acabamento e um design digno.

 

Uma grande mudança para esse modelo é o motor que deixa de ser longitudinal para fica na transversal.

2013

Parece que ela aprendeu então…

O gol recebe uma nova cara, novos faróis, nova frente nova tudo, os motores ainda são os mesmos, 1.0 e 1.6, estreando também motores 1.0 3 cilindros.

Esse depois de muito tempo é o design do gol que mais me agrada, a interna do carro ficou bem mais acabada, com novo volante etc.

 

O painel em si, não mudou mas o novo volante e os novos mostradores deixaram muito melhor a interna do golzinho, que volta aos seus dias de gloria, quer dizer, nem tanta gloria assim, depois de motores ruins, designs ruins, o gol já não lidera mais no ranking faz um bom tempo, e também com a concorrência cada vez mais forte fica difícil competir, mas ainda acredito que os erros foram o que afundaram o gol.

2017 até 2022

E estamos chegando ao fim…

Após apanhar muito, e perde espaço para Sandero, Onix, Fiesta, e até mesmo Peugeot, o gol cai em numero de vendas, e está sua oitava geração e 40 anos depois ele vai chegando ao fim.

O mercado brasileiro vem adotando cada vez mais SUV como carro do dia a dia.

Depois de ser o carro mais vendido do Brasil, ele deixa seu legado de amor e ódio, como mencionei no titulo do blog, amado por muitos e odiado por alguns.

A verdade é que o Brasileiro vem buscando cada vez mais carros melhores, e o Gol passou por todas essas mudanças, mas chega uma hora que não tem mais o que fazer.

Ele recebeu até câmbio automático algo inédito na linha GOL/Voyage. bons itens de série, acabamento Ok.

 

Para encerrar sua vida a Volkswagen fez o gol Last Edition assim como fez da Kombi, com 1000 unidades produzidas, e numeradas.

349 unidades para o mercado latino americano e o restante para o Brasil, sendo que a unidade numero 1000 fica guardada zero Km na coleção da Volkswagen.

 

Lembrando que o mercado está mudando e já tem um tempo, não apenas o GOL que perde espaço, mas tem outros modelos que se foram, com o gosto dos brasileiros para SUV os hatchs de entrada vão saindo de linha.

 

A estratégia da Volkswagen é agora o POLO que ficou ofuscado pelo Gol e vai passar a substituir o GOL, e já tem uma versão pelada dele com o mesmo preço do golzinho.

 

Confesso que fico triste de ver um carro que eu praticamente cresci dentro sair de linha, embora tenha muita cagada da fabricante envolvida sabemos que o seu legado ficara para sempre.

 

Ao menos temos uma versão de despedida dele, uma espécie de tributo ao carro que marcou uma geração, de 1980 a 2022.

 

E ficamos por aqui, esse é nosso tributo ao GOL, que ficara para sempre nos corações de todos os entusiastas de carros.

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Agradecemos a todos pela leitura de nosso post.

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