Mais uma das picapes do seguimento médio para nosso blog, hoje vamos falar da polemica, ou não Volkswagen Amarok, baseado em informações de proprietários, e sabemos que o modelo por aqui teve uma certa má reputação e o reflexo disso é o mercado de usados para Amarok,
O modelo é o mais desvalorizado nas revendas devido a sua reputação, e isso se dá aos diversos problemas que ela teve no começo e até no meio da sua vida.
Antes de partir para as polemicas envolvendo as primeiras gerações da Amarok vamos falar sobre a linha 2023/2024.
Amarok 2024 segue com as linhas de 2023, mudanças, o modelo agora é oferecido apenas com o Motor V6, e o antigo 2.0 Biturbo foi tirado de linha, agora o único modelo que utiliza dessa motorização é a Nissan Frontier que falamos ontem em nosso blog, com o 2.3 Biturbo Disel.
Segundo informações de “internet de oficinas especializadas” a Amarok chegou por aqui com sua primeira mecânica o 2.0 Biturbo, de 163 CV em sua primeira geração em 2010, as novidades para época eram válvula EGR, correia de sincronização em borracha, que em teoria é mais barato para produção, e manutenção, mas a durabilidade fica devendo em relação ao sistema de corrente ou até mesmo em motores diesel, engrenagens.
O problema conhecido da EGR nessa primeira geração é em relação ao sistema de resfriamento dos gases um tipo de radiador, o mesmo utilizava liquido de arrefecimento para reduzir as temperaturas dos gases reciclados pela EGR, mas com o tempo esse radiador furava e passava agua para admissão do motor deixando o carro sem agua, e consequentemente sem o devido monitoramento o motor fervia e queimava junta de cabeçote.
Em 2011 a Amarok vem com câmbio automático e o motor teve uma recalibração elevando sua potencia para 180 CV, boa parte dos problemas foram sanados, mas o filtro DPF ainda era um problema em picapes com 40/70 mil KM, fazendo entrar em modo emergência, e perdendo força.
A solução seria a remoção do filtro, esse problema geralmente acontece com picapes que só andavam em cidade em trajetos curtos, fazendo o filtro entupir, seu funcionamento é baseado em calor, e se você não andasse o suficiente para o filtro atuar ele entupia gerando transtornos, porem você não ficava de guincho pelo menos…
Por ultimo ainda na linha 2.0 o problema da correia dentada, diferente da versão V6 que usa banhado a óleo, o modelo 2.0 usava Dentada de borracha, e isso era um problema.
Talvez não pela correia em si, mas o fato de a Volkswagen anunciar em seus manuais a troca da correia a cada 120 MIL KM, porem os relatos são de que a correia só durava 60 mil km e estourava.
Os técnicos dizem que o guarda pó da correia da Amarok não funcionava corretamente deixando entrar poeira, água, barro e isso reduzia drasticamente a correia dentada.
Depois em 2017 o modelo já estava sendo vendido na configuração V6, e aí você pensa que foi tudo resolvido, só que não.
A versão V6 inovou novamente a própria Amarok inovou em diversos aspectos, mas todo processo de inovação requer aprendizado e estudo, e a Amarok pagou o preço por erros e aprendizados, infelizmente é uma baita picape que teve uma reputação ruim, por desinformação, uso errado, e manutenções precárias.
“Vou abrir um parêntese aqui, sinceramente eu não consigo entender porque uma pessoa compra uma picape a Diesel para andar dentro da cidade como se fosse um carro de passeio.”
O modelo V6 teve diversos problemas em relação a bomba de alta pressão, bicos injetores, mas até onde se sabe a culpa é do Diesel brasileiro que retem muita umidade e prejudica os diversos sistemas da picape.
Mas como uma conclusão de apresentação do modelo, e uma picape inovadora, e continua sua história, oferecendo segurança, conforto, e muita disposição.
Amarok sempre lembrou um carro de passeio, aquele interior rustico e sem graça das picapes até o seu lançamento foi deixado para traz, e a inovação começa ai, ela trouxe conforto e uma interna com linhas de um carro de passeio.
Carga Máxima: 1.026kg
Bancos elétricos, direção progressiva, central multimidia, não era comum em picapes do seguimento.
Cambio da Volkswagen Amarok
Consumo da Volkswagen Amarok 2024
Externa
Carcaça do espelho retrovisor externo na cor do veículo
Espelhos retrovisores externos com ajuste e aquecimento elétricos
Para-barros
Para-choque dianteiro na cor da pick-up
Para-choque traseiro pintado de Preto e com estribo integrado
Tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave
Conforto
Direção hidráulica
Engate removível para reboque
Tração “4Motion” 4×4 permanente
3 apoios de cabeça e 3 cintos de segurança retráteis no banco traseiro
ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS
Airbag para motorista e passageiro
Alarme sonoro e luz de advertência para cintos de segurança do motorista e do passageiro não afivelados
Controle eletrônico de estabilidade-ESC, controle automático de descida-HDC e assistente para partida em subida-HSA
Desembaçador do vidro traseiro e brake-light com iluminação da caçamba
Faróis de neblina com luz estática de conversão
Faróis duplos de halogênio
Ganchos para amarração de carga na caçamba (seis)
Lanterna de neblina traseira
Lanternas traseiras com lente escurecida
Sensor crepuscular (acendimento autom. dos faróis) com a função “coming and leaving home”
Segurança
Sistema ISOFIX para fixação de duas cadeiras para criança no banco traseiro
Sistema de alarme com comando remoto “keyless” e imobilizador eletrônico
Sistema de frenagem automática pós- colisão
Ajuste manual da altura do banco dianteiro esquerdo
Alavanca de câmbio e freio revestidos parcialmente em couro
Banco traseiro com encosto basculante e assento bipartido basculante
Descansa-braço central com porta-objetos
Friso horizontal do painel de instrumentos em “deep inox”
Revestimento do assoalho da cabine em carpete
Som/Multimidia
2 alto-falantes e 2 tweeters dianteiros e 2 alto-falantes traseiros
Ar-condicionado “Climatic”
Chaves tipo canivete (duas) com comando remoto
Computador de bordo
Conexões USB e Aux-In
Controle eletrônico de velocidade (piloto automático)
Regulagem elétrica da altura dos faróis
Sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico
Sistema de Infotainment “Composition Med ia” com “App-Connect”, CD-player/MP3, “Bluetooth”, entradas USB e SD-card
Travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE”
Vidros com acionamento elétrico
Volante multifunções em couro (3 raios)
Itens de Confortline+
Externa
Capas superiores dos retrovisores pintadas em preto e inferiores cromadas
Para-choque traseiro cromado com estribo integrado
Pneus 255/60 R18
Rodas de liga leve 7,5 x 18 “Rawson”
Travamento mecânico do diferencial traseiro
Tração “4Motion” 4×4 permanente
Conforto
Alavanca de câmbio e freio revestidos parcialmente em couro
Banco traseiro com encosto basculante e assento bipartido basculante
Bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro)
Descansa-braço central com porta-objetos
Friso horizontal do painel de instrumentos em “bright silver”
Revestimento do assoalho da cabine em carpete
Revestimentos dos bancos parcialmente em couro “Vienna”
Muitimidia
2 alto-falantes e 2 tweeters dianteiros e 2 alto-falantes traseiros
4 tomadas de 12V (2 dianteiras e 1 traseira na cabine e 1 na caçamba)
Ar condicionado digital Climatronic de duas zonas
Chaves tipo canivete (duas) com comando remoto
Computador de bordo com display “Premium Color”
Conexões USB e Aux-In
Controle eletrônico de velocidade (piloto automático)
Câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Regulagem elétrica da altura dos faróis
Sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico
Sistema de navegação
Sistema infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, Bluetooth, SD-card, e navegação
Travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE”
Vidros com acionamento elétrico
Volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas “shift paddles”
Segurança
3 apoios de cabeça e 3 cintos de segurança retráteis no banco traseiro
ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS
Airbag para motorista e passageiro
Airbags laterais nos bancos dianteiros (cabeça e tórax)
Alarme sonoro e luz de advertência para cintos de segurança do motorista e do passageiro não afivelados
Controle eletrônico de estabilidade-ESC, controle automático de descida-HDC e assistente para partida em subida-HSA
Desembaçador do vidro traseiro e brake-light com iluminação da caçamba
Faróis bixênon com luz de condução diurna em LED
Faróis de neblina com luz estática de conversão
Ganchos para amarração de carga na caçamba (seis)
Indicador de perda de pressão dos pneus
Lanterna de neblina traseira
Lanternas traseiras com lente escurecida
Sensor crepuscular (acendimento autom. dos faróis) com a função “coming and leaving home”
Sistema ISOFIX para fixação de duas cadeiras para criança no banco traseiro
Sistema de alarme com comando remoto “keyless” e imobilizador eletrônico
Sistema de frenagem automática pós- colisão
Highline +
Externa
Pneus 255/50 R20
Conforto
Alavanca de câmbio e freio revestidos parcialmente em couro
Banco traseiro com encosto basculante e assento bipartido basculante
Bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro)
Descansa-braço central com porta-objetos
Friso horizontal do painel de instrumentos em “bright silver”
Revestimento do assoalho da cabine em carpete
Revestimento dos bancos parcialmente em couro “Nappa”
O modelo oferece bons itens de segurança porem recebeu avaliação de 4 estrelas do Latin Ncap, por tanto vou deixar somente os itens voltados a segurança, que equipa o modelo.
Sistema infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, Bluetooth, SD-card, e navegação 12 polegadas
O modelo é bem completo, porem seu preço fica a desejar em relação aos concorrentes, certamente a sua reputação manchada também é um ponto negativo, fazer o Test drive e comparar com as concorrentes para saber o que ela pode te oferecer frente a concorrência.
Ram Rampage 2024
Vejá também as 3 maiores picapes do Brasil Aqui.
Agradecemos a sua atenção.
Inscreva-se na Pagina Pensou Carros no Facebook e fique atualizado, com noticias automotivas todos os dias.
Se gostou Compartilhe nas redes sociais.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Publicidade
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.