Para o ano de 96 a Parati recebe a nova plataforma do Gol, o irmão voyage sai de linha dando lugar ao Polo Classic, e a primeira versão legal dela é a GLSi, que era bem completa ainda em duas portas, com rodas de liga aro 14, ar/dh/vd/ds, além de milhas e motor 2.0 mono ponto de 99 CV

Parati GLSi

Seguindo a linha do Gol, para 1996 ainda, ela recebe a versão Atlanta, em alusão ao jogos olimpicos disputados em Atlanta EUA, elá era mais simples que a versão GLSi, com calotas aro 14, mas ainda contava com os classicos farois dupla parabula do GTI, era bem completinha até mas menos que a GLSi, motor era 1.8

Parati Atlanta 1996

Em 98 a versão mais legal da Parati é lançada, agora com motor 2.0 16V de 143 CV, ela fazia bons numeros em desempenho além de passar a ser a versão topo de linha com tudo de serie, a linha 98 ainda contava com duas portas, e para 99/2000 ela passa a ser 4 portas, os itens de serie vão de Ar/Dh/ Freio a disco nas 4, abs e até mesmo airbag. a linha GTI/Gol/Parti foi oferecida até 2000.

Parati GTI 1998

Em 2000 ela segue os traços do Gol, e receber a terceira geração, e para inovar no seguimento ela vinha equipada com motor 1.0 16V Turbo de 112 Cv, está versão ficou mal falada devido sua complexibilidade mecânica avançada de mais para época, o motor 1.0 16V turbo vinha com muitos sensores etc e isso deixaria sua manutenção cara, fazendo com que as pessoas procurassem outros modelos, mas ela vendeu relativamente bem e foi até 2005.

Parati Turbo 2000

O modelo Crossover é disponivel a paratir de 2003, e passa a ser a versão topo de linha depois da versão GTI de 1999/2000, a Crossover vinha equipada com motor 2.0 MI ou 1.0 16V Turbo, e era bem completa com Airbag/Abs, freios a disco só na frente diferente da GTI que tinha nas 4, uma leve redução de custos mas ainda valia. Após essa versão a parati fica sem versões legais. 

Parati Crossover 2005

A Parati se despede em 2012, a linha Surf volta, mas sem aquela magia da primeira, sim ela era mais completinha das demais series do mesmo ano, A demanda do mercado era outra que na época procurava modelos Hatchs e Sedans, com isso na G5 o Voyage volta e a Parati sai de linha, mas essas são as versões "Raras" da VW Parati, OBS todos modelos exceto GTI foram produzidods em larga escala, mas fato é que hoje em dia é extremamente dificil de ver essas versões em boas condições, e por isso estão cada vez mais escaças.

E chegamos ao fim das versões especiais da Parati Esperamos que tenha gostado Acesso Link Abaixo e confira as versões especiais do Gol e do Voyage