Marea é bomba?

Marea é bomba?

Fiat Marea um carro muito a frente do seu tempo.

Em 1998 a Fiat decide substituir o Tempra, porem precisava de um carro moderno tecnológico que oferece segurança desempenho, para substituir com maestria o Tempra no mercado nacional, o Tempra fez relativo sucesso no mercado Brasileiro.

Não se pode comparar as tecnologias de 1998 aos dias de hoje, pois hoje em dia é comum em carros de todas as marcas, mas vamos fazer uma brincadeira, vamos supor que você entrou em uma maquina do tempo DMC – Delorean, e voltou para 1998.

A Fiat traz por importação o Fiat Marea Weekend e o modelo sedan, passava a ser fabricado na Fiat em Betim MG, porem todos os motores e boa parte das peças ainda era importada da Itália e apenas montado aqui no Brasil.

Você esta em 1998, onde boa parte dos carros nacionais, VW utilizando o motor AP herdado da Audi, Chevrolet já com velho e cansado Motor GM família 1 e 2, Ford com Zetec Rocam, mecânicas totalmente simples, sem vários componentes, muito básico porem era o que se tinha nessa época, só que não.

Nessa época tínhamos rodando pelas ruas Brasileiras, Omega, um ótimo carro, mas as tecnologias dele não era comparada as do Marea, Santana? APZÃO 2.0 e 1.8 tão pouco, Focus? tão pouco.

Não estou dizendo que não são bons carros, a ideia é mostrar que o Marea estava sim muito a frente do seu tempo, talvez muito longe da realidade da manutenção Brasileira, e como sabemos erros que a própria Fiat cometeu ao trazer o carro para o Brasil, sem a tal Tropicalização que já mencionei no Post do Peugeot 307.

Em 1998 o Marea já contava com Polia Variável, Duplo sensor de faze, bobinas individuais, uma central eletrônica complexa e diversos sensores para o funcionamento do Modero Five Tech 2.0 de 20 V.

 

Como mencionei essas tecnologias são atualmente normal nos carros de hoje, mas em 1998 era raridade em carros vendidos por aqui, quando o modelo chegou no mercado nacional, os mecânicos não estavam acostumados a trabalhar com motores de duplo comando de válvula, além de uma serie de sensores, além das ferramentas corretas para prestar as devidas manutenções, fora o treinamento que até para as concessionarias era complicado e caro.

A Fiat teve sua fatia de culpa, no momento de converter as traduções de manuais do carro, faltou um pequeno mas grande detalhe que fez o Marea ser visto como carro bomba, obviamente não só a tradução, mas entender que o Marea estaria rodando no Brasil e não mais nas terras Europeias,  o Calor, o Combustível, e obviamente a negligencia dos proprietários.

Nos manuais do carro se tinha a informação errada de trocar o óleo a cada 20 mil km, ou em uso soviético 15 mil km.

Obviamente que na Europa com o combustível de boa qualidade era possível fazer isso, mas aqui no Brasil jamais.

Além de não dimensionar corretamente o radiador do carro que passou a sofrer com o clima tropical do Brasil.

Dado as devidas falhas do fabricante, temos a parcela de culpa de quem não cuidava do carro corretamente, pois as manutenções eram bem caras para época e até mesmo para os dias de hoje.

O resultado dessa bagunça, foi que o Marea virou sinônimo de memes, chacota, passou a ser visto como um carro problemático, quando na verdade era um carro muito forte, resistente, mas de manutenção cara e complexa.

Não se pode negar que o som do motor Five Tech é sem igual, o torque elevado em baixas rotações, e o desenho do carro atemporal são incríveis até para os dias de hoje, é um carro que esbanja beleza por onde passa.

 

Atualmente o carro tem peças complicadas no mercado, já que foi produzido e importado de 1998 até 2008, o mercado de peças originais está escasso, e as peças paralelas não oferecem a qualidade necessária para ter durabilidade “Salvo as exceções”.

É um carro que oferece muito conforto e desempenho, além de bons itens de segurança, um belo desenho, obviamente consumo de combustível não é seu ponto forte, mas ele compensa isso nos outros quesitos.

Vale a pena ter um Marea hoje?

Você pode encontrar um bom exemplar nos Classificados a partir de 35 mil reais, e os péssimos abaixo dos 10 mil reais, mas não existe nada mais caro do que um Marea barato.

 

De fato se você tem desejo de ter um, encontre o mais original possível, sem modificações, alterações de características do carro, e se você tem um mecânico de confiança que tem as ferramentas além do material técnico para prestar as devidas manutenções, certamente  você terá um ótimo brinquedo para os fins de semana, ou até mesmo para o dia a dia, se você não se importa com consumo elevado, pois como mencionei, o que ele gasta ele te compensa em alegrias pelo bom desempenho além do ronco fabuloso.

Ele foi vendido por aqui, com diversos motores de

1.8 L e 16 V

2.0 L 20 V

2.0 L 20V Turbo,

2.4L 20V

O bom espaço interno, além do bom bagageiro leva todos com conforto e desempenho..

Os proprietários das versões turbo reclamavam da falta de torque em baixas rotações, pois nessa época o turbo lag era um problema, apesar de eu particularmente gosta do susto da potencia a partir das 4 mil rotações, empurrando você no banco como um avião em decolagem.

A partir de 2002 o problema do arrefecimento foi corrigido, o carro basicamente não tinha problemas sérios, além dos problemas comuns de uso do carro, desgastes de sensores etc.

Um ótimo carro, com desempenho bruto, mas que infelizmente chegou no tempo errado, e acabou virando uma lenda, esse era o Marea.

Esperamos que tenha gostado, se sim compartilhe com seus amigos.

Se gostou Compartilhe nas redes sociais.

Comentario

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Recent Posts

Publicidade

 

Compartilhe nas redes sociais.

Pensou Carros News!

Pensou carros
Editor do Blog
Fastback Abarth 2024

Fastback Abarth 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
01/11/2023
Fiat Fastback Abarth 2024 Conheça o Coupe esportivo Familiar da Fiat A pergunta que não quer calar, o Fastback agora...
Amarok 2024

Amarok 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
20/10/2023
Amarok 2024 Amarok 2024 Mais uma das picapes do seguimento médio para nosso blog, hoje vamos falar da polemica, ou...
Nova Nissan Frontier 2024

Nova Nissan Frontier 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
19/10/2023
Nova Nissan Frontier 2024 Nissan Frontier 2024 As picapes do seguimento médio vêm sofrendo um pouco na revenda de zero...
Tiguan R-Line 2024

Tiguan R-Line 2024

Administrador Pensou Carros
Administrador Pensou Carros
15/10/2023
Nova Tiguan 2024 Não esta confirmado todos os itens de serie que ela vai receber chegando por aqui, certamente vai...
Pensou Carros é a mais nova plataforma de Classificaods Automotivos da Web, Carros, Pickups e Utilitarios você encontra aqui Anúncie Gratis! Disponivel em todo Brasil, Temos um Blog atualizado todos os dias com noticias automotivas, cadastre-se e receba notificações diarias.
Copyright © 2023. Todos os Direitos Reservados Pensou Carros..

Siga-nos nas redes Sociais e fique atualizado!

Yuan Plus SUV de entrada da BYD Voyage para de ser Fabricado Volkswagen procura nome para novo modelo que chega ao Brasil Você conhece todas as versões especiais do Voyage? Você conhece todas as versões especiais do Gol?